artigos

Neste sessão, apresentamos artigos sobre os benefícios do Lithothamnium e estudos científicos sobre este composto orgânico. Para enviar seu artigo, entre contato pelo email tecnico@litholife.com.br e nos responderemos o quanto antes.

A importância do cálcio para a menopausa

A osteoporose é um distúrbio caracterizado pela diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, sem alterações da proporção entre a fase mineral e a não mineral da matriz, levando a um aumento da fragilidade óssea e um consequente aumento do risco de fratura.

A necessidade por uma dieta rica em nutrientes persiste mesmo depois que o crescimento tenha cessado. Isso ocorre porque o cálcio é perdido diariamente pelo corpo em quantidades consideráveis. Se essa perda não for compensada por uma quantidade consumida via alimentação, o corpo rompe unidades da estrutura óssea no intuito de prover cálcio para a circulação.

Com a chegada da menopausa há uma grande redução na produção dos hormônios (principalmente do estrogênio) que funcionam como reguladores de cálcio nos ossos. Neste período, é bastante comum a mulher perder de 1 a 2% de massa óssea por ano. O estrogênio está totalmente relacionado com a absorção de cálcio pelo intestino, devido à baixa produção de calcitocina, hormônio que inibe a desmineralização óssea.

É de extrema importância que após a menopausa as mulheres adotem alguns hábitos que podem minimizar a ocorrência e prevalência dos riscos de fraturas decorrentes de redução da massa óssea. O ideal é que a mulher procure um médico especialista para realizar a reposição hormonal. Além disso, outros hábitos podem ser adquiridos:

- Dieta rica em alimentos com cálcio;
O consumo de alimentos ricos em cálcio garante a ingestão do mineral responsável pela estrutura óssea. Quando não é possível adquirir boas quantidades com a alimentação é recomendado a suplementação de cálcio e outros minerais.

- Frequente exposição ao sol;
A vitamina D é melhor absorvida pelo organismo com a frequente exposição solar. A vitamina D melhora e garante bons níveis de absorção do cálcio em nosso intestino.

- A prática regular de atividade física;
A prática regular de atividade física mantém os ossos fortes e auxilia na mobilidade e flexibilidade. É uma atividade importante para prevenção de quedas e consequentes fraturas.

- Evitar o excesso de alimentos industrializados ricos em fosfatos;
O fosfato conduz a um aumento da excreção do hormônio paratireoide apresentando um efeito inibidor sobre a formação óssea.

A Litholife comercializa a alga marinha Lithothamnium sp. Um ingrediente que pode ser aplicado em alimentos, bebidas, cosméticos e suplementos com a finalidade de fornecer minerais naturalmente biodisponíveis e oferecer benefícios tecnológicos, que variam de acordo com a aplicação.

 

Autor: GISELE C. MACHADO - Engenheira de Alimentos

+55 (47) 4101 0387
contato@litholife.com.br
Rua Ottokar Doerffel, 1112 - 16 A
Atiradores - Joinville, SC - Brasil
CEP 89203-902

Social