blog

Nutrição equilibrada, conheça os minerais presentes naturalmente nas algas marinhas

Os minerais são indispensáveis ao nosso organismo, por isso, a carência de tais compostos interfere diretamente na saúde humana, pois são responsáveis pela formação e manutenção de ossos, dentes, células nervosas, ativação de enzimas, controle hidroeletrolítico, etc.

A alga marinha Lithothamnion apresenta, naturalmente em sua composição, mais de 70 minerais, em quantidades balanceadas e com alta absorção. A seguir, destacamos alguns desses nutrientes responsáveis por variadas funções no organismo.

Cálcio – Indispensável para a saúde, o cálcio é o principal nutriente responsável pela mineralização óssea, sua ingestão correta auxilia na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalacia, osteopenia e a mais frequente, principalmente no sexo feminino, osteoporose. Também é o mineral mais abundante no corpo humano, suas funções abrangem: contração e permeabilidade muscular, função enzimática, coagulação sanguínea e transmissão nervosa. Estudos apontam, ainda, que o cálcio contribui positivamente para regulação da pressão arterial, prevenção de câncer, controle dos níveis séricos de colesterol, redução na formação de cálculos renais e minimização dos sintomas da tensão pré-menstrual.

Magnésio – O magnésio torna-se indispensável como cofator para mais de 100 reações enzimáticas. Dentre suas funções, destacam-se: síntese de ácidos graxos e proteínas, transporte de íons como cálcio e potássio. Na prática clínica, esse mineral é utilizado para tratamentos de depressão, insônia e hiperatividade. Possui uma função importante para a prevenção e o tratamento da osteoporose, pois age na promoção da fixação do cálcio nos ossos, logo, sua deficiência pode prejudicar quadros de osteopenia e osteoporose.

Ferro – O ferro tem como principal função o transporte de oxigênio através da hemoglobina. No entanto atua no metabolismo de ácidos graxos, na produção de energia, na destoxificação hepática e na síntese de neurotransmissores.

Potássio – Indispensável na homeostase do equilíbrio ácido-base, o potássio auxilia no controle do pH dos fluidos. Estudos indicam que dietas ricas em potássio contribuem para redução e/ou controle de quadros de hipertensão.

Zinco – O zinco exerce um papel catalítico, estrutural e regulador das metaloenzimas, atua no sistema imune, facilita a cicatrização de feridas, especialmente queimaduras, controla a liberação de vitamina A pelo fígado e é componente da insulina, assim, contribuindo para regulá-la.

Cobre – O cobre atua na redução do estresse e das alergias, previne flacidez e envelhecimento precoce, apresenta ação antioxidante e auxilia na ativação de enzimas necessárias para a produção de melanina.

Selênio – O selênio auxilia no sistema imune ao facilitar um aumento nos níveis de linfócitos T, aumenta, ainda, a atividade das células natural killer, potencializa a ação antioxidante da vitamina E e proporciona efeitos anticancerígenos por elevar a atividade do sistema imune.

Fósforo – O fósforo participa de funções primordiais no organismo, tais como armazenamento temporário de energia proveniente dos macronutrientes, tamponamento do sistema ácido e/ou básico e metabolismo ósseo, assim, atuando com o cálcio na mineralização óssea por meio da deposição de cristais de hidroxipatitas. A associação de bons índices desses minerais previne doenças como raquitismo e osteomalacia.

Os suplementos da Litholife são formulados com algas Lithothamnion, fonte de todos os nutrientes aqui listados. Proporcionam alta biodisponibilidade no organismo, pois apresentam, em sua composição, um equilíbrio em relação aos minerais presentes na própria alga. Ainda, por serem 100% naturais, são indicados para todas as faixas etárias, consulte seu médico ou nutricionista e saiba mais no site.

REFERÊNCIAS

SCHIEFERDECKER, Maria Eliana Madalozzo; THIEME, Rubia Daniela; HAUSCHILD, Daniela Barbieri. Vitaminas, minerais e eletrólitos – Aspectos fisiológicos, nutricionais e dietéticos. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.

PACHOAL, Valéria et al. Suplementação funcional magistral – Dos nutrientes aos compostos bioativos. São Paulo: Vp, 2009.

Melhor absorção do cálcio vegetal da alga Lithothamnion!

O ritmo de vida das pessoas e o alto consumo de alimentos ultraprocessados contribuem para uma baixa qualidade alimentar e, consequentemente, pouca oferta de nutrientes. Nesse caso, torna-se necessária uma correta suplementação a fim de garantir aporte nutricional suficiente e seguro.

O cálcio é um dos micronutrientes que mais merece atenção quando se fala em suplementação de qualidade. Isso porque a maioria dos produtos no mercado, com base mineral (dolomita) ou de origem animal (ostra), apresenta certas restrições, principalmente, em relação aos efeitos para a saúde cardiovascular e à baixa absorção. A biodisponibilidade, bem como a eficácia e segurança para o organismo são prioridades para um suplemento ser realmente eficiente. A ótima notícia é que podemos promover o melhor ao seu paciente, com a suplementação de cálcio vegetal (e outros oligoelementos) proveniente de algas marinhas! Confira:

 

Você conhece a alga marinha Lithothamnion?

Essa é a matéria-prima dos produtos Litholife. Lithothamnion é uma alga marinha 100% natural, vegana e rica em cálcio, magnésio e mais de 70 minerais naturalmente balanceados pela natureza.

Pensando em suplementação de cálcio, a melhor fonte disponível é de origem vegetal – das algas Lithothamnion:

Altamente biodisponível: apresenta 86,70% de absorção pelo organismo.

Mais de 70 minerais: presentes na alga que contribuem para a mineralização do organismo.

100% natural: vegano e indicado para todas as faixas etárias.

– Com vitaminas D3 e K2: promoção da saúde óssea e cardiovascular.

Aproveite e conheça também o produto com Magnésio e Vitamina D3, com todos os diferenciais e benefícios para o seu paciente!

 

Benefícios e Diferenciais do cálcio das algas x Outras fontes de cálcio

O equilíbrio do organismo se dá por diversos fatores, entre eles está a ação e sinergia dos nutrientes nas células, por isso é de extrema importância garantir a ingestão e absorção de todos os nutrientes. O cálcio é considerado um dos minerais mais abundantes do corpo humano e desempenha diversas funções biológicas, tais como contração muscular, coagulação sanguínea, funções cardíacas, transmissão de impulsos nervosos e mediador de vários hormônios. Confira algumas ações do cálcio no organismo, bem como os diferenciais da fonte das algas marinhas entre as outras disponíveis no mercado:

 

Promoção da saúde cardíaca
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares representam o maior risco de mortalidade em todo o mundo, ainda, estima-se que, em 2030, elas serão a causa da morte de 23,6 milhões de pessoas. A forma mais efetiva de evitá-las é garantir um adequado aporte de nutrientes que promovam a saúde do coração entre outros fatores, tais como a prática regular de exercício físico e uma alimentação equilibrada. Dentre os minerais que propiciam a saúde cardíaca, destaca-se o cálcio, que desempenha a contração do músculo do coração. O enriquecimento de suplementos de cálcio com nutrientes e vitaminas, como magnésio e vitamina D, contribuem para a saúde cardiovascular, pois, de forma sinérgica, atuam em uma melhor absorção do cálcio, permitindo maior aproveitamento dos benefícios desse mineral no organismo.

 

Manutenção e efetivação da saúde óssea
A ingestão adequada de cálcio é considerada um fator protetor contra as doenças esqueléticas que estão associadas à deficiência deste mineral, como raquitismo, osteomalacia, osteopenia e osteoporose – sendo essa última a mais prevalente. De acordo com a OMS, a osteoporose afeta aproximadamente 200 milhões de mulheres no mundo. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença, encontram-se a baixa ingestão de cálcio, sendo que evidências científicas demonstram que apenas o consumo isolado de cálcio não previne doenças ósseas, mas que são necessários outros nutrientes que atuem em seu metabolismo, como as vitaminas D3 e K2, que agem na absorção e fixação dos íons de cálcio nos ossos, respectivamente.

 

Equilíbrio muscular
O cálcio age na contração do músculo, sendo de extrema importância para o organismo. Já quando associado a nutrientes, como magnésio, promove o equilíbrio na função muscular por agir no relaxamento da musculatura. Também atua na saúde do coração por contribuir na prevenção de espasmos das artérias coronárias e das arritmias além de melhorar o funcionamento cardíaco.
Ao escolher um suplemento de cálcio para complementar as necessidades diárias deste mineral é importante analisar sua fonte e as vitaminas e minerais adicionados em sua composição. Os produtos comumente encontrados no mercado oferecem produtos à base de cálcio de origem mineral (dolomita) ou de origem animal (ostras). Estas fontes não possuem boa absorção dos íons de cálcio pelo organismo e podem ser facilmente eliminados além de não desempenhar suas atividades.

O cálcio de algas marinhas Lithothamnium possuem a melhor taxa de absorção pelo organismo, quando comparada com a dolomita e o cálcio de ostras. Além de ser um produto vegetal, conta com mais de 70 minerais naturalmente presentes, balanceados, biodisponíveis e que desempenham funções vitais do organismo. O enriquecimento com vitamina D e vitamina K garantem melhor absorção e fixação de íons na matriz óssea.

 

Veja por que, quando se fala em suplementação de cálcio, a melhor fonte disponível são as algas de Lithothamnium:

– Altamente biodisponível (apresenta 86,70% de absorção pelo organismo quando comparada com as fontes comumente encontradas no mercado).
– Oferece mais de 70 minerais naturalmente balanceados pela natureza e que contribuem para a mineralização do organismo, com predominância de cálcio e magnésio.
– 100% natural, fonte vegetal e orgânica, obtida de forma sustentável.
– Favorece o aumento da qualidade de vida e da vitalidade, pois possui minerais com ação antioxidante e que combatem os radicais livres.
– Sem conta indicações, o cálcio de algas pode ser consumido por qualquer faixa etária.

 

REFERÊNCIAS

MENDIS, S. I. et al. Global atlas on cardiovascular disease prevention and control. N Y: World Health Organization, 2011.

DE PRIORIDADES, DEFINIÇÃO. Doenças negligenciadas: estratégias do Ministério da Saúde. Rev Saúde Pública, v. 44, n. 1, p. 200-2, 2010.

CARREIRO, D. M. Cálcio, na forma, na medida e no lugar certo. 2. ed. São Paulo: Vida e Consciência, 2014.

SORIANI, M. F.; Teixeira, M. M. Avaliação in vitro da biodisponibilidade de íons de cálcio em preparação comercial do Concentrado Mineral Marinho – CMM produzido a partir de algas calcárias. Belo Horizonte – Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais; Instituto de Ciências Biológicas, 2012.

Conheça as vantagens, os benefícios e a biodisponibilidade da alga marinha Lithothamnium

Lithothamnium – a alga marinha 100% natural

Encontrada em alguns mares do mundo, a alga Lithothamnium é utilizada há anos em países europeus e asiáticos, em diversos segmentos, e o Brasil é comprovadamente o país que detém as maiores reservas dessa alga em qualidade e quantidade.

Lithothamnium é uma alga marinha 100% natural, de origem orgânica, sem contraindicações, vegana e rica em cálcio, magnésio e mais de 70 minerais naturalmente balanceados pela natureza. A sua estrutura permite que os minerais disponíveis sejam facilmente absorvidos pelo organismo.
 

Biodisponibilidade e vantagem do consumo

Por ser de fonte vegetal e orgânica, o cálcio de algas possui alta biodisponibilidade, chegando a 86,7%, enquanto o cálcio de dolomita (origem mineral) e o de conchas de ostras (origem animal) possuem 69 e 27%, sendo portanto uma excelente alternativa para o consumo humano. De acordo com sua solubilidade, o percentual de Lithothamnium (28,75%) é o maior se comparado a outras fontes de cálcio como farinha de casca de ovos (27,5%), farinha de ostras (26%), fosfato bicálcico (24,5%) e calcário (19,37%). A solubilidade das fontes de cálcio é um fator indicativo na qualidade, já que apresenta alta correlação com a biodisponibilidade e absorção intestinal do cálcio.

 

 

Trabalhos recentes têm desaconselhado o uso de cálcio de ostra não eletrolisado – que possui a mesma disponibilidade do carbonato de cálcio dado à elevada quantidade de substâncias que o contaminam, como os metais pesados em sua fórmula, principalmente chumbo e mercúrio, e sua falta de controle sanitário em produção, não sendo uma das formas de suplementos listados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Já fontes como carbonato de cálcio possuem baixa biodisponibilidade e requerem produção extra de ácido no estômago para absorção, podendo apresentar efeitos colaterais.
 

Benefícios para a saúde

A principal função do cálcio no organismo é a formação e manutenção dos ossos e a prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose, osteomalacia, osteopenia, raquitismo e articulações. Ainda é capaz de atuar na diminuição dos desconfortos da menopausa, ajudar na redução da fadiga crônica e no combate ao estresse físico e mental, bem como auxilia a minimizar o esgotamento nervoso. 

A Litholife possui suplementos com excelentes formulações biodisponíveis, como o cálcio de alga marinha, enriquecidos com as vitaminas D3 e K2, o que possibilita maior absorção e fixação do cálcio no organismo, sendo uma fórmula 100% natural e de origem vegetal. Para saber mais sobre os produtos, diferenciais e benefícios, visite o site. 
 

REFERÊNCIAS 

SORIANI, M. F.; Teixeira, M. M. Avaliação in vitro da biodisponibilidade de íons de cálcio em preparação comercial do Concentrado Mineral Marinho – CMM produzido a partir de algas calcárias. Belo Horizonte – Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais; Instituto de Ciências Biológicas, 2012.

CARREIRO, D. M. Cálcio, na forma, na medida e no lugar certo. 2. ed. São Paulo: Vida e Consciência, 2014.

DIAS, G.T. M. Granulados bioclásticos – algas calcárias. Braz. J. Geophys, v. 18, p: 307-318, 2000.

MELO, T. V. et al. Solubilidad in vitro de algunas fuentes de calcio utilizadas en alimentación animal. Archivos de Zootecnia, v. 55, n. 211, p: 297-300, 2006.

Cálcio: benefícios, importância e biodisponibilidade

Cálcio: benefícios e importância  

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, sendo que a maior quantidade, aproximadamente 99%, encontra-se nos ossos. Para adultos, em média, são estimados de 1.000 a 1.300g desse mineral no corpo humano. Além dos ossos, ele pode ser encontrado no sangue, no fluido extracelular, no músculo e em outros tecidos. A principal função do cálcio no organismo é a formação, manutenção e prevenção de doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose, osteomalacia, osteopenia, raquitismo e articulações. A osteoporose é definida como um distúrbio caracterizado pela redução e deterioração do tecido ósseo, fragilizando os ossos e deixando-os susceptíveis a fraturas. Além de atuar na manutenção e formação de ossos e dentes, o cálcio desempenha diversas funções biológicas, tais como contração muscular, coagulação sanguínea, funções cardíacas, transmissão de impulsos nervosos e mediador de vários hormônios. Acredita-se, inclusive, que o cálcio possa reduzir níveis elevados da pressão arterial e evitar o câncer do cólon.

 

Relação cálcio e doenças ósseas, como prevenir?

Há quatro doenças esqueléticas associadas à deficiência de cálcio: o raquitismo, a osteomalacia, a osteopenia e a osteoporose – sendo essa última a mais prevalente. O consumo adequado de cálcio é considerado um fator protetor contra as doenças ósseas, assim, como é essencial para o seu tratamento. A fonte de ingestão de cálcio deve, sempre que possível, ser natural, além de garantir a ingestão de outros nutrientes que atuam no metabolismo do cálcio, como magnésio, vitaminas D e K, dessa forma, contribuindo para a manutenção e o fortalecimento da massa óssea. Outras medidas de prevenção, como prática de exercício físico e evitar o consumo de álcool e tabaco, reforçam a melhoria na qualidade de vida, além de ser um ponto-chave na prevenção dessas doenças. Faz-se necessário, ainda, possuir um acompanhamento médico tanto para exames periódicos quanto em fases, como a menopausa e envelhecimento, sendo necessária uma avaliação de rotina mediante exames bioquímicos e densitometria óssea.

 

Você conhece cálcio de alga Lithothamnium, matéria-prima dos produtos Litholife?

Lithothamnium é uma alga marinha 100% natural, de origem orgânica, sem contraindicações, vegana e rico em cálcio, magnésio e mais de 70 minerais naturalmente balanceados pela natureza. Sua estrutura permite que os minerais disponíveis sejam facilmente absorvidos pelo organismo. O cálcio de algas Lithothamnium apresenta a melhor taxa de absorção em relação a todas as outras fontes de cálcio disponíveis no mercado. Enquanto o cálcio de alga Lithothamnium possui absorção pelo organismo próxima a 90%, o cálcio de dolomita (origem mineral) e o cálcio de conchas de ostras (origem animal) possuem 69 e 27%, respectivamente (SORIANI, 2012). Além de cálcio e magnésio, existem mais de 70 minerais presentes naturalmente na alga, tais como ferro, manganês, zinco, boro, selênio, molibdênio, cobre, silício e estrôncio. As formulações da Litholife, também, são enriquecidas com vitaminas D e K, ambas com forte relação na absorção, no transporte e na fixação dos íons de cálcio aos ossos e dentes.

Confira mais sobre os produtos e seus diversos benefícios e diferenciais no site.

 

REFERÊNCIAS 

NUNES, Ademir Junior. Mineral Cálcio – O que devemos fazer? Revista Técnica do Farmacêutico, São Paulo, jul., 2013. 

BEDANI, Raquel; ROSSI, Elizeu Antonio. Semina. Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 26, n.1, p. 3-14, jan./jun., 2005. 

SORIANI, M.F.; Teixeira, M.M. Avaliação in vitro da biodisponibilidade de íons de cálcio em preparação comercial do Concentrado Mineral Marinho – CMM produzido a partir de algas calcárias. Belo Horizonte – Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais; Instituto de Ciências Biológicas, 2012.

CARREIRO, D. M. Cálcio, na forma, na medida e no lugar certo. 2. ed. São Paulo: Vida e Consciência, 2014.

FORTIFICAÇÃO DE ALIMENTOS COM LITHOTHAMNIUM

O cálcio é adicionado a todos os substitutos de leite fortificados (tais como bebidas, iogurtes e sobremesas) em uma quantidade de 120 mg por 100 g ou por 100 ml. Esta quantidade imita a quantidade de cálcio encontrada no leite. Os produtos que são produzidos de acordo com a Diretiva da UE para Alimentos Orgânicos contêm sempre aditivos de cálcio na forma de Lithothamnium calcareum, uma alga marinha.

Outros alimentos naturais ricos em cálcio contêm muitas vezes substâncias inibidoras da absorção, tais como ácidos fíticos, ácidos oxálicos ou várias fibras dietéticas. No que diz respeito aos alimentos fortificados, o alinhamento de substitutos do leite, como bebidas à base de soja, sucos de frutas ou iogurtes aos produtos lácteos correspondentes, é uma boa medida, uma vez que o teor de cálcio destes produtos corresponde ao dos produtos substituídos. O “iogurte de soja” também contém menos fitatos do que a soja não tratada; Estes são removidos quando os grãos de soja são embebidos.

Graças a uma combinação de alimentos naturais ricos em cálcio, leite fortificado vegano, alternativas lácteas e água mineral rica em cálcio, é fácil garantir o fornecimento de cálcio na Alemanha hoje em dia para os veganos com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos.

Fonte: MARCZYKOWSKI, Felix. BREIDENASSEL, Chritina. Vegan diet: Reaching the reference values for nutrient intake of critical nutrients Assortment and necessity of fortified foods. Science & Research. March, 2016.

IMPACTO DOS NUTRIENTES NA SAÚDE ÓSSEA: NOVAS TENDÊNCIAS

A nutrição é fator importante modificável no desenvolvimento/manutenção da massa óssea (MO) e prevenção da osteoporose. Esta é uma doença caracterizada por decréscimo na massa esquelética e elevação da suscetibilidade a fraturas. O desenvolvimento do pico de massa óssea (PMO) é ainda o maior determinante dessa condição.

Por isso, alterações com a idade sinalizam a importância da manutenção de nutrição adequada durante o desenvolvimento desse pico. Indivíduos que atingiram elevado PMO terão, na idade adulta, baixo risco de desenvolver doenças osteometabólicas com o envelhecimento. Os efeitos dos nutrientes sobre as estruturas esqueléticas são intensos e amplos; alguns, há anos, são consistentemente relacionados com a saúde óssea, como o cálcio, fósforo e vitamina D. Entretanto, outros nutrientes vêm sendo sugeridos como essenciais para o metabolismo ósseo normal: proteínas, lipídeos, potássio, vitaminas K e A e cloreto de sódio.

A influência das interações entre tais fatores nutricionais, meio ambiente, estilo de vida e hereditariedade auxiliarão na compreensão da complexidade do desenvolvimento da osteoporose e subseqüentes fraturas. Em adição, déficit energético pode acarretar redução da MO, em face dos distúrbios endócrino-metabólicos desencadeados pela privação alimentar. Esta revisão objetiva elucidar o impacto dos nutrientes e ingestão calórica sobre o osso, em diferentes estágios da vida, descrevendo possíveis interações entre nutrientes e como estas poderiam afetar a homeostase óssea e mineral.

Fonte: GLAUCIA QUEIROZ MORAIS, MARIA GORETTI PESSOA DE ARAÚJO BURGOS. Rev Bras Ortop. 2007;42(7):189-94. Recebido em 25/10/06. Aprovado para publicação em 27/7/07.

ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DO LITHOTHAMNIUM

Um estudo químico* da alga Lithothamniun calcareum em meio alcalino (Na2CO3 a 2 % m/v) a quente(60 °C) resultou em nmaior rendimento de polissacarídeos. Polissacarídeos sulfatados são os principais constituintes da espécie, sendo isoladas quatro substâncias dessa classe a partir de cromatografia por exclusão de tamanho e troca iônica.

Os polissacarídeos sulfatados de L. calcareum apresentam potencial atividade antiinflamatória, demonstrada em modelo de inibição de rolamento de leucócitos. Grau elevado de sulfatação dos polissacarídeos e/ou massa molecular elevada parecem contribuir para maior efeito inibitório de rolamento de leucócitos.

FONTE: *SOARES, Cristiane Mota. Estudo químico da alga Lithothamnion calcareum e avaliação da atividade inibitória do rolamento de leucócitos. 2009. Faculdade de Farmácia da UFMG. Belo Horizonte -MG.

Também há estudos (**) que revelam a eficácia de extratos de Lithothamnium na inibição do crescimento de células cancerosas: A proliferação e diferenciação foram avaliadas numa série de linhas celulares de carcinoma de cólon humano em resposta a um extracto rico em minerais derivado das algas marinhas vermelhas, Lithothamnion calcareum. O extracto contém 12% de Ca2 +, 1% de Mg2 +, e quantidades detectáveis ​​de 72 oligoelementos, mas essencialmente nenhum material orgânico. O extrato de algas vermelhas foi tão eficaz quanto Ca2 + inorgânico sozinho na supressão do crescimento e indução da diferenciação de células de carcinoma do cólon que respondem a um nível fisiológico de Ca2 + extracelular (1,4 mM). Contudo, com células que são resistentes apenas ao Ca2 +, o extracto foi ainda capaz de reduzir a proliferação e estimular a diferenciação.

FONTE: **ASLAM Muhammad Nadeem et. al. Growth-inhibitory effects of a mineralized extract from the red marine algae, Lithothamnion calcareum, on Ca2+-sensitive and Ca2+-resistant human colon carcinoma cells.

+55 (47) 4101 0387
contato@litholife.com.br
Rua Ottokar Doerffel, 1112 - 16 A
Atiradores - Joinville, SC - Brasil
CEP 89203-212