artigos

Neste sessão, apresentamos artigos sobre os benefícios do Lithothamnium e estudos científicos sobre este composto orgânico. Para enviar seu artigo, entre contato pelo email tecnico@litholife.com.br e nos responderemos o quanto antes.

CRESCIMENTO DO CONSUMO DOS LEITES VEGETAIS

As bebidas vegetais estão dia após dia conquistando espaço nas refeições dos brasileiros. Alternativas ao tradicional leite de vaca ou demais bebidas de origem animal, elas já podem ser encontradas nas versões líquidas e até mesmo em pó. Nas prateleiras dos supermercados e estabelecimentos, as opções de leites veganos ou vegetais crescem cada vez mais impulsionadas ou pelo movimento do veganismo ou por por algum tipo de intolerância a lactose, as pessoas estão se conscientizando de que existem diferentes opções com melhores perfis nutricionais no mercado.

De acordo com pesquisas da Euromonitor International em 2018 o Brasil teve um crescimento de 51,5% no segmento de bebidas vegetais ou à base de vegetais. As bases das bebidas que tiveram destaque foram: amêndoas, arroz, aveia, castanhas e coco. No cenário externo, os países que mais movimentaram a categoria são China, Estados Unidos, Espanha, Canáda e Reino Unido. Prova disso, é que nesses países o consumo de leites de origem vegetal aumentou enquanto que o leite de origem animal diminui ano após ano. O segmento de bebidas vegetais representa globalmente quase 30 bilhões de dólares, também de acordo com a Euromonitor International.

Os leites vegetais são usados em ocasiões de consumo similares à versão animal, a começar pelo básico café com leite. A novidade está cada vez mais presente em estabelecimentos nas cidades. O crescimento nos últimos 5 anos da categoria foi de 860%, chegando a 98 milhões de reais gerados em 2019, o equivalente a 8 milhões de litros, de acordo com dados da Euromonitor International. As projeções mais otimistas, apontam que até 2024 a categoria alcance um aumento de 150%.

Com o crescimento do segmento e a constante mudança nos hábitos de consumo, as indústrias brasileiras encontram mais espaço para investir, inovar e desenvolver produtos para a categoria. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) 14% dos brasileiros já se declaram vegetarianos. Nas principais capitais brasileiras este número é ainda maior. Rio de Janeiro e São Paulo até 16% das pessoas se declaram vegetarianas. A associação do aumento do número de pessoas que se declaram vegetarianas bem como pessoas que apresentam níveis de sensibilidade e intolerância à lactose estimulam as indústrias do segmento a inovar na base das bebidas, nos sabores, nos tamanhos e o uso para diferentes ocasiões de consumo.

Outro estímulo ao aumento no consumo das bases vegetais é com relação ao impacto ao meio ambiente decorrente da produção do leite de origem animal. A produção de alimentos é responsável por um quarto de todas as emissões de gases do efeito estufa produzidas pelo homem, contribuindo para o aquecimento global.

A variedade das bases das bebidas vegetais permite diversificar o uso, o perfil nutricional, o teor de gorduras boas, fibras solúveis e proteínas. As bases mais comuns de aplicação de leites vegetais são: arroz, coco, amêndoas e castanhas. O perfil proteico do leite de origem animal apresenta cadeia de difícil digestibilidade causando manifestações através de processos inflamatórios, desconforto abdominal e inchaço.

 

Referências MATTAR, R. MAZO, D.F.C, Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Revista Assoc. Med. Bras., p.230-236, 2010. CUNHA, M.E. et al. Intolerância à lactose e Alternativas tecnológicas. Rev. Unopar Cienc. Cient. Biol e de saúde. Londrina, v. 10, n.2, 2008. GASPARIN, F.S.R, TELES, J.M, ARAUJO, S.C. Alergia à proteína do leite de vaca versus intolerância à lactose: as diferenças e semelhanças. Revista Saúde e Pesquisa, v.3, n.1, p.107- 114, jan/abr, 2010. JAEKEL, L.Z. et al. Avaliação físico-química e sensorial de bebidas com diferentes proporção de extrato de soja e de arroz. Ciênc. Tecnol. Alim. Campinas, v. 30, n.2, abr-jun, 2010.

+55 (47) 4101 0387
contato@litholife.com.br
Rua Ottokar Doerffel, 1112 - 16 A
Atiradores - Joinville, SC - Brasil
CEP 89203-902

Social