Lithothamnion sp.

Lithothamnion sp. é uma alga calcária da família das corallinacea, pertencente ao grupo das algas vermelhas.

As algas calcárias são os organismos que mais acumulam o carbonato de cálcio em seu interior, sendo compostas, além do carbonato de cálcio e magnésio, de mais de 20 oligoelementos, presentes em quantidades variáveis tais como ferro (Fe), boro (B), potássio (K), manganês (Mn), zinco (Zn), molibdênio (Mo), silício (Si), fósforo (P) e estrôncio (Sr) (DIAS, 2000). 

alga marinha natural

O processo de obtenção da matéria prima Lithothamnion sp. utilizado pela Litholife é totalmente livre de produtos químicos (chemical free). Após a coleta, a alga passa por secagem, moagem e embalagem, sem passar por processo de branqueamento.

O Lithothamnion sp. é 100% natural, não apresenta efeitos colaterais como constipação, náusea, inchaço e desconforto abdominal. Outro diferencial com relação a outros suplementos é que devido a sua alta absorção pelo organismo, não produz resíduos ou depósitos nas artérias, o que reduz assim os riscos de desenvolvimento de problemas cardíacos.

entre em contato

mais de 70 minerais

A presença de outros minerais torna o Lithothamnion sp. um suplemento completo, uma vez que possui elementos auxiliares para absorção do cálcio.

É necessário haver balanceamento na ingestão de compostos farmacológicos que visam melhorar a saúde dos ossos de um ser humano. Para se obter os benefícios nutricionais do cálcio, a presença de magnésio e fósforo se faz necessária, além de outros micronutrientes, todos estes presentes no Lithothamnion sp. e ausentes na farinha de ostra ou de conchas.

benefícios do Lithothamnion sp.

  • 100% natural
  • Origem vegetal e orgânica
  • Livre de aditivos e outros ingredientes
  • Livre de alergênicos: leite, soja, ovo, glúten, lactose.
  • Vegano
  • Não geneticamente modificado

vantagens do Lithothamnion sp.  vs Outras fontes de cálcio

Fontes: Para Solubilidade: Melo, T.V., P.P. Mendonça, A.M.A. Moura, C.T. Lombardi, R.A. Ferreira e V.L.H. Nery. 2006. Solubilidad in vitro de algunas fuentes de cálcio utilizadas em alimentacion animal. Arch. Zootec.,55: 297-300. Para Biodisponibilidade: Soriani MF, Teixeira MM. Avaliação in vitro da biodisponibilidade de íons cálcio em preparação comercial do Concentrado Mineral marinho – CMM produzido a partir de algas calcárias. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Biológicas. Belo Horizonte – Minas Gerais.

As fontes de cálcio podem ser de origem inorgânica (rochas) ou orgânica (farinha de ossos, conchas, e algas). De fonte orgânica, ainda classificam-se como de origem animal ou vegetal.

Por ser de fonte vegetal e orgânica, o Lithothamnion sp. possui alta biodisponibilidade e portanto é uma excelente alternativa para consumo humano.

Estudos apontam uma biodisponibilidade de 86,7% para o Lithothamnion sp..

A Elevada porosidade das algas (> 40%), propicia maior superfície específica de atuação e contribui para a melhor absorção.

É preciso cautela no momento de escolher a fonte de Cálcio a ser utilizada como ingrediente, pois há opções que podem causar riscos à saúde. Cálcio e outros minerais isolados inorgânicos, moleculares ou quelados podem provocar alergias e eventuais depósitos nas artérias e articulações.

O Lithothamnion sp. contém todos os macro e microminerais essenciais para a manutenção
do equilíbrio corporal

MACROMINERAIS (São necessários em quantidades relativamente altas no nosso organismo - consumo superior a 100mg/dia)

Cálcio Mineral mais abundante no nosso organismo, principal componente do sistema esquelético. Quantidades essenciais de cálcio são necessárias para a contração muscular, coagulação sanguínea, funções cardíacas, transmissão de impulso nervoso ou sináptico, suporte estrutural do esqueleto, agindo também como mediador da ação de vários hormônios. A ingestão adequada de Ca é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal do esqueleto e dentes, e para a mineralização óssea adequada.

Magnésio É um mineral presente em todas as células. O magnésio é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos muito importantes.  Além de melhorar a absorção da Vitamina D, o magnésio auxilia na regulação do cálcio no organismo e sua devida fixação nos ossos. Beneficia a pressão arterial e ajuda a prevenir uma parada cardíaca súbita, ataque cardíaco e derrame.

Fósforo - Assim como o cálcio, é vital para a construção de ossos e dentes fortes. Compõe a estrutura das células e é importante em muitas reações bioquímicas, como no metabolismo energético. As quantidades de fósforo e cálcio precisam estar em equilíbrio entre si para que exerçam suas funções.

Cloro - O cloro ionizado atua na regulação da pressão osmótica, juntamente com o sódio, mantendo o balanço aquoso. Participa da manutenção do pH sanguíneo. Normalmente encontra-se em equilíbrio com o sódio e o potássio.

Sódio - Juntamente com o potássio, regula o equilíbrio hídrico do organismo. Influencia a condução dos impulsos nervosos, contrações musculares e pressão arterial.

Potássio - Associado com o sódio, atua no balanço hídrico do organismo, transporta corrente elétrica, atua na transmissão de impulsos nervosos, mantém a freqüência cardíaca e pressão arterial normais.

MICROMINERAIS (São necessários apenas em pequenas quantidades no nosso organismo – consumo inferior a 100mg/dia)

Ferro - Antioxidante (combate os radicais livres, evitando a formação de placas de gorduras nas artérias), aumenta as defesas do organismo, necessário para a produção de hemoglobina e responsável pela assimilação e transporte de oxigênio para as células.

Zinco - É vital para o crescimento e desenvolvimento do organismo.
Regula o desenvolvimento sexual, a produção de insulina, o sistema imune e ação antioxidante.

Selênio - Protege o sistema imunológico, age em conjunto com a vitamina E como um potente antioxidante, combatendo a atividade dos radicais livres. Tem ação de proteção contra o câncer e é essencial para a função normal da tireóide.

Cobre - Antioxidante, ajuda na absorção do ferro, participa da produção de hemoglobina e regulador do colesterol. Necessário para a produção de energia.

Iodo - Regula a função da glândula tireoide. É necessário na regulação do crescimento e desenvolvimento do corpo.

Manganês - É importante para a produção de algumas enzimas, participa da formação de ossos e tendões e possui ação antioxidante

+55 (47) 4101 0387
contato@litholife.com.br
Rua Ottokar Doerffel, 1112 - 16 A
Atiradores - Joinville, SC - Brasil
CEP 89203-212